30 de set. de 2008

Review - Metroid Fusion


Fala galera!

Hoje eu vou fazer um review de um gigante da Nintendo, Metroid Fusion. Este jogo foi lançado pela própria Nintendo para GBA em 2002, e ao lado de Zelda e Mario é uma das grandes franquias da empresa. A saga Metroid para quem não conhece, começou no Nes, em 1986, da cabeça do já falecido Gunpei Yokoi (que também inventou o Game Boy), e que hoje já tem 10 jogos, sendo que este que está sendo revisado é o último seguindo a história.

Em Metroid Fusion, Samus Aran, a heroína de Metroid, está em uma missão de proteção a um grupo de pesquisa biológica, no planeta SR388, seu planeta natal. Durante essa expedição ela é infectada por um vírus até então desconhecido, entitulado vírus X. Já num estado terminal, Samus recebe um antídoto feito a partir de células de Metroid, que não somente a curou como a deixou imune ao vírus. Foi descoberto que os Metroids eram os predadores naturais do vírus, dando a Samus a habilidade de se recuperar a partir deles.

A missão da nossa heroína em Metroid Fusion é investigar uma explosão que ocorreu dentro do Laboratório Espacial de Biologia, ou B.S.L., que mantinha os restos da armadura infectada de Samus e alguns espécimes do planeta. O seu grande perigo nesta aventura, é ela mesma. Os vírus de sua armadura se recriaram, e com sua capacidade de mutação, criaram SA-X, um clone de Samus, com todas as suas habilidades copiadas e com força total.

O gameplay é a tradicional plataforma de ação dos Metroid da antiga geração que ainda eram 2D; você pode explorar o B.S.L. da maneira que quizer, seguindo ou não a história do jogo. Para isso você começa equipado somente com o normal beam, o tiro inicial da sua arma. Conforme você avança no jogo, você conseguirá novos equipamentos e armamentos, como mísseis, bombas, lasers e armaduras, e habilidades, como de virar uma pequena esfera, rodopiar no ar, e ter uma super corrida.

Os tiros, raios, explosões e efeitos em geral são ótimos, mas ainda assim o fato da sua trilha sonora ser quase sempre aquele clima um pouco sombrio, e com aquele tom de "não saber o que te aguarda" é um pouco enjoativo. Não que esteja fora do contexto do jogo, mas faltou de criatividade para fugir desse padrão, e variar um pouco.

Quanto aos gráficos, não há o que se falar. É um dos melhores do GBA. Cada área do jogo tem sua própria ambientação, bem detalhada e diferente entre si. O visual dos lasers, das bombas, das habilidades são demais. É muito estilosa a habilidade de super corrida de Samus...
Cada área possui sua própria fauna de monstros, que foram bem desenhados, tirando aquelas irritantes cópias de inimigos (um monstro verde, um igual vermelho, um igual azul...).

Resumindo, este titã do GBA é enorme, consumirá muitas horas de jogo da sua vida (desde que você não use nenhum detonado), e tornará você em mais um dos muitos fãns de Metroid, com certeza. Aguarde pelos reviews dos outros jogos da série!

Nota: 9,5/10,0.

Fotos:


Download ROM Metroid Fusion:


Download emulador Visual Boy Advance 1.8.0:

Nenhum comentário: