29 de set. de 2008

Review - Lotus Turbo Challenge


E aí pessoal? Firmeza na represa?

Hoje vou falar do Lotus Turbo Challenge, um jogo de Mega Drive lançado pela Eletronic Arts, em 1991. Este jogo, na verdade, é a continuação do Lotus Turbo Challenge para o AMIGA, uma série de PCs antiiiiiiiiiga... que hoje já é extinta.

O jogo é relativamente simples: Você, dono de um belo Lotus Esprit Turbo SE, correrá contra o tempo em oito fases, passando por check points, desviando dos obstáculos da pista e de outros motoristas e pegando alguns (muito raros) itens.

O jogo em si não tem muitas opções, não é possível trocar de carro, realizar modificações (trocar de pneus, de motor, etc.). Antes de começar a correr você pode apenas mudar seu nome, escolher entre marcha automática ou manual, configurar seu controle e escolher o número de jogadores.

Diferente de outros jogos do gênero, principalmente os um pouco mais modernos, ele é bem linear e não se pode escolher pistas ou coisas do tipo, aqui você só corre e ponto final. Por outro lado, o jogo é um tanto difícil e desafiador, acabei jogando mais profundamente só por pensar "C@&$*%$!!! Tenho que ganhar esse jogo!" e só parei porque o jogo é chato tenho outros reviews pra fazer.

Já o que poderia vir a ser o ponto forte do Lotus Turbo Challenge, foi esquecido pela empresa, e acabou como seu ponto mais fraco: a trilha sonora. O autor da única música trilha sonora deste jogo é Patrick Phelan, o mesmo autor das trilhas sonoras de Top Gear e Alone In The Dark. Ou seja, o que poderia ser um trunfo, passou em branco, porque música mesmo só no menu e antes das fases. Durante as corridas, a única coisa que se ouve é o "grugrugrúgrúgrú" constante do motor, e o barulho das pancadas e freiadas que o carro dá.

...Aliás, além disso, quando você aperta o botão "C" você ouve um
"Yííííháááá" (!?)...

O gameplay não foge muitos aos padrões do Mega Drive, semelhante a outros jogos de corrida como Top Gear e Super Hang-On, que você vê a pista chegando e apenas pode ir para os lados.
Como foi dito anteriormente, é possível mudar as marchas, e... acelerar e freiar, nada muito além disso. Pra mim, o apíce de diversão do jogo é poder passar por um pedaço de madeira no chão, e enquanto o carro está no ar dar um "Yííííháááá"...

Quanto aos gráficos, prefira a versão para o AMIGA, que tem gráficos e moviventação que rodam mais "macios". As fases, pelo menos, não são muito parecidas entre si, sendo que no sexto estágio você tem até a oportunidade de passar por baixo de caminhões (UAU! baixe essa ROM agora por causa disso!).

Bom, pra falar a verdade, este jogo é divertido pra se experimentar um desafio diferente de vez em quando, mas se for pra jogar mesmo, prefira o Lotus II: RECS, que é a sua continuação, bem melhor (tem músicas MUITO BOAS!), ou melhor ainda, jogue Top Gear.

Nota: 5,0/10,0.

Fotos:


Download ROM Lotus Turbo Challenge:


Download emulador Gens32 Surreal 1.78:

Nenhum comentário: