21 de set. de 2008

Review - Secret of Evermore


E aí, pessoas... Hoje eu vou fazer nosso primeiro review para o nosso querido SNES, ou Super Nes, como preferirem, e também o primeiro review de RPG, meu gênero favorito.

Secret of Evermore é um RPG para o SNES lançado em 1995 pela Squaresoft (a melhor softhouse para RPGs, produtora do famosíssimo Final Fantasy, hoje chamada Square-Enix), e ao contrário da regra, este foi o único RPG a ser totalmente desenvolvido pela Square USA, ao invéz da japonesa.

Embora seu nome, "Secret of Evermore", aparente ser relacionado com a famosa série "Secret of Mana", o jogo não possui nenhum parentesco, sendo isso apenas uma jogada de marketing (o jogo era pra se chamar apenas "Evermore").

A história do jogo é a aventura de um garoto e seu cachorro, que ao acidentalmente entrar no meio do experimento de um cientista, acabam no mundo de Evermore, e sua tarefa a partir daí, é tentar voltar para casa. Durante sua jornada ele descobre que o mundo que ele está surgiu a partir da imaginação de 3 outras pessoas que estão em Evermore assim como ele, e que para retornar precisará ajudar cada uma delas. Cada parte do jogo representa uma época histórica, indo da pré-história a uma estação espacial.

O gameplay é bem copiado similar a Secret of Mana (também da Square): RPG em tempo real (sem turnos), movimentação livre em batalha, menus circulares em volta do personagem, tempo de recarga para ataques, e outras carácterísticas que mostraram ser eficientes estão aqui. Elementos comuns de RPGs como HP (Hit Points) e pontos de experiência para subir de level também estão presentes. As grandes inovações são o fato de nosso herói não usar magia, e sim alquimia. Aqui não existe MP (Magic Points), sendo que é necessário possuir os ingredientes necessários para realizar a técnica, e sempre que ela é utilizada um certo número de vezes, ela (obviamente) aumenta de nível. Outra característica marcante é seu cachorro possuir a habilidade de farejar o ambiente em busca de itens e ingredientes, tanto manualmente quanto automaticamente.

Ao contrário do jogo, a trilha sonora deixa (muito) a desejar, e praticamente só se ouve música de verdade nos bosses, fora isso, são somente sons de pássaros, sons dos inimigos, sons das "magias"... Então se você não quizer cair de sono enquanto joga, aconselho colocar alguma música (um death rock pra acordar) pra rolar de fundo.

Os ambientes de Secret of Evermore são muito bem elaborados e existem muitas tarefas e quebra-cabeças a serem cumpridos, armas e "magias" para serem evoluídas, e é preciso matar muito lagarto/escorpião/dragão para se poder progredir no jogo. Como citei anteriormente, nosso herói-sem-nome irá passar por quatro ambientes que simulam nossos períodos históricos:

- Prehistoria: Como o nome já diz (...), a pré-história;
- Antiqua: Simula o Egito Antigo;
- Gothica: Representa a Idade-média;
- Omnitopia: Simboliza o futuro, em uma estação espacial (quebra-cabeças chaaaatos...).

Em suma, é um jogo divertido, desafiador, chega a ser um pouco difícil (alguns game-overs vão rolar), mas que tem um trilha sonora (se é que você pode chamar silêncio de trilha sonora) péssima, terrível, lixo. Mas se você gosta de jogar video-game ouvido música (como eu) aí é só alegria.

Nota: 6,5/10,0. (só por causa da trilha sonora)

Fotos:


Comercial de TV:



Download ROM Secret of Evermore:


Download emulador Zsnes 1.51:


Nenhum comentário: