11 de set. de 2008

Review - Burning Force

Bom pessoal, como o primeiro post DE VERDADE neste blog, eu vou começar com um 3D shooter (ou shoot 'em up, irmão do beat 'em up) chamado Burning Force, lançado pela Namco originalmente para arcade em 1989 e depois relançado para mega drive em 1990.

A história se passa em 2100, durante o treinamento de Hiromi Tengenji, uma cadete espacial que precisa tirar o seu brevê (?) e se tornar uma lutadora espacial. O jogo passa durante os 6 dias de treinamento, divididos em 4 áreas, com a exceção da útima fase que possui uma única área.

O gameplay é bem arcade, nas 2 primeiras áreas, Hiromi usa uma "moto espacial" que anda somente para os lados e pode acelerar ou diminuir a velocidade. Na 3ª área, um avião transforma a moto de Hiromi em uma nave, que permite ao jogador se movimentar pelos 4 cantos da tela. A 4ª área é uma fase bônus, em que você só precisa se preocupar em pegar as bolinhas de ponto e as bolinhas com uma estrela, que se forem todas coletadas, concedem uma vida extra no fim da área. Além do tiro convencional, existem 3 outros power-ups, W (wide), L (laser), e CL (cross-laser), e 2 para as bombas. Durante o jogo, você vai reparar em algumas bolas verdes, ao obter 5, você habilitará a invencibilidade por 15 segundos quando apertar o botão C.

Mesmo sendo suspeito por ter tido esse jogo na infância, também adoro as músicas, bem eletrônicas, mas que se você não regular muito no volume, não vai aguentar por muito tempo.

As 6 fases, para um jogo do fim da década de 80, são muito bonitas, em especial a terceira fase, que se parece com um jogo de xadrez futurista, e tem um dos bosses mais styles que já foram feitos...

Fases:
1 - Bay Yead
2 - Sarinuka Sands
3 - Aero Space (minha favorita!)
4 - Grass Land
5 - Another World
6 - Lunar Spaceport

Embora tenha marcado minha infância, é um jogo relativamente simples, com gráficos e som não muito marcantes, mas muito original e desafiador.

Nota: 7,0/10,0.

Dicas:
  • Começar com 10 vidas: na tela “start/options”, aperte B, A, B, A, A, C, A, A.
  • Seleção de fases: Após a demonstração da fase 2 - área 4, aperte start e depois os botões A, C, esquerda e start juntos para entrar na seleção de fases.
Fotos:



Download rom Burning Force:


Download emulador Gens32 Surreal 1.78:

4 comentários:

Anônimo disse...

Excelente Review

Brynner Kassio disse...

busco trilha sonora dela em arcade.
E também marcou minha infância

Brynner Kassio disse...

também marcou minha infância
estou na busca da trilha sonora em arcade

Brynner Kassio disse...

Um jogo que também marcou minha infância, alugava ele nos finais de semana para curtir em 97, nunca salvei no console mas consegui no emulador graças ao save state, um jogo simples mas que entrega algo original e com boas músicas