27 de set. de 2008

Review - Advance Wars


E aí pessoal?

Hoje eu vou fazer meu primeiro review de GBA, com o jogo Advance Wars, um jogo de estratégia baseado em turnos lançado em 2001 pela Intelligent Systems. Outros jogos do gênero que são bem famosos são Front Mission, Final Fantasy Tactics, e Heroes of Might & Magic.

Você faz parte das forças armadas de um país chamado Orange Star, e sua tarefa, inicialmente, é reconquistar o território perdido para Blue Moon, seu país rival. Conforme o desenrolar do jogo, sua área de atuação passa a envolver todos os quatro países, Orange Star, Blue Moon, Green Earth e Yellow Comet.

Pessoas que estão acostumadas a este gênero não estranharão. Na batalhas de Advance Wars, cada unidade de combate tem uma força e uma fraqueza; tanques são bons contra soldados, mas são fracos contra artilharia, helicópteros são bons contra unidade marítimas e terrestres, mas são fracos contra aviões e unidades anti-aréas... bom, vocês entenderam. O terreno também influencia os combates, aumentando ou diminuindo a defesa; florestas, montanhas, cidades e corais são mais fáceis de se esconder, enquanto rodovias, campos, rios e o mar aberto deixam o alvo fácil. Fatores como combustível e munição também são levados em conta e fazem uma diferença do c&*$%# durante as missões, principalmente quando se está mais avançado no jogo.

A maior novidade em Advance Wars, são os poderes de comandante, os "CO Powers". Cada comandate possui um poder especial, como aumentar a força das tropas, o alcançe, a movimentação, recuperar a vida das unidades, jogar 2x seguidas, e assim por diante.

O som do jogo é muito bom, os sons das unidades e dos efeitos são bem legais, e cada comandante possui uma música diferente, o que diminui a repetitividade. O problema é que com batalhas que podem durar mais de 1 hora, difícil é NÃO ficar repetitivo...

Graficamente, o jogo atende bem a proposta de "desenho animado", bem colorido e com traços redondos, sendo que o único defeito é no mapa, aonde os gráficos são um pouco simples demais. Já os efeitos são bem simplezinhos, mas compatíveis com as animações.

Outro grande ponto a favor é o fator replay; além do modo campaign (que é ENORME), há o modo war room, em que você vence desafios por uma boa pontuação; o modo treino e o(s) modo(s) versus (via link cable ou no próprio console) .

Para as considerações finais, Advance Wars tem gráficos medianos, som mediano, mas que pelo seu fator replay, e pelo seu detalhamento estratégico é MUITO bom pra quem gosta de estratégia, embora ainda seja PÉSSIMO pra quem não curte jogos mais de raciocínio.

Nota: 7,5/10,0.

Fotos:


Download ROM Advance Wars:


Download emulador Visual Boy Advance 1.8.0:


Nenhum comentário: