17 de mar. de 2009

Biografia - Capcom


E ai pessoas? Após esse longo período fora, resolvi fazer um post inovador, pra quebrar um pouco a rotina de só reviews por aqui...

Vou falar sobre uma das maiores Softwarehouses do mundo, nascida em 83 e hoje possui cerca de 3.200 funcionários, entre formais e informais: a multinacional japonesa Capcom, famosa por seus jogos de luta e survival horrors (não se esqueçam da série de RPG Breath of Fire, que ainda reberá uma análise aqui).

Em 1979, na cidade de Matsubara, em Osaka, é fundada a empresa I.R.M Corporation, que produzia e vendia máquinas de jogos eletrônicos.
Depois, em 81, sua matriz muda para a cidade de Habikino, também em Osaka, e seu nome é alterado para SAMBI Co., Ltd..
Enquanto isso, em 1983, é fundada a Capcom Co., nome proveniente de Japan Capsule Computers. Sua sede se estabelece em Hirano, Osaka, no mesmo ano abre uma filial em Shinjuku, Tokyo, e em 1984, lança seu primeiro jogo para arcade, um scrolling shooter chamado Vulgus. Também nesse ano, Yoshiki Okamoto entra para a companhia e desenvolve famosas franquias como SonSon, 1942 e o famoso Street Fighter II.
Em 1985 a Capcom atravessa o mundo e abre a CAPCOM U.S.A., Inc. na Califórnia, e em 1987, lança 2 das suas maiores franquias: Street Figher, desenvolvido por Takashi Nishiyama e Hiroshi Matsumoto e Mega Man (Rockman no Japão) para o NES, sendo que Tokuro Fujiwara desenvolveu o jogo em si, enquanto Keiji Inafune inventou o personagem.
Em 1989, a Capcom funde-se com a SAMBI Co., Ltd., mas mantém a razão social como Capcom Co., Ltd. e sua sede vai para Higashi-ku, Osaka. Também neste ano, Akira Nishitani e Akira Yasuda desenvolvem o jogo Final Fight.
Em 1991, Captain Commando é lançado no Arcade, e torna-se o mascote oficial da Capcom, até que a popularidade de Megaman rouba seu posto.
2 anos depois, em 1993, é aberta a Capcom Asia Co., Ltd., sediada em Hong Kong, e sai do forno Cadillac & Dinossaurs, uma franquia muito famosa aqui no Brasil.
Em 1994, a Capcom atravessa barreiras e lança seu primeiro RPG, Breath of Fire, concebido da cabeça de Tokuro Fujiwara, originalmente para o Super Nintendo e posteriormente, em 2001, é lançado um remake para Gameboy Advance.
Em 1995, são fundadas 3 subsidiárias da Capcom U.S.A.: a Capcom Coin-Op, Inc., a Capcom Enterteinment Inc. e a Capcom Digital Studios, Inc. (depois Capcom Studio 8, Inc.).
No ano seguinte, é lançado por Shinji Mikami para Playstation, o jogo Resident Evil, que junto com Megaman e Street Fighter, se torna uma das três maiores franquias da empresa.
Já em abril de 1997, foi estabelecida a Flagship Co., uma das subsidiárias da Capcom, responsável pela franquia Onimusha, que em 2007 seria fechada.
Em 1998, é lançado o jogo Rival Schools: United by Fate (jogo de luta em que muitos personagens foram usados em muitos crossovers), e a Capcom Eurosoft Ltd. é fundada, com o intuito de distribuir os jogos da empresa em território europeu.
Em 2001, a Koko Capcom Co. Ltd., para pesquisa e desenvolvimento na Coréia e a Capcom Charbo Co. Ltd. para a venda e manutenção de máquinas arcade, e é lançado para o GBA o jogo Phoenix Wright: Ace Attorney, uma franquia que se tornou muito famosa no Japão.
Em 2002, é fundada a CE Europe no Reino Unido. Em 2003, a CEG Interactive Entertainment GmbH na Alemanha e cancela três jogos: Capcom Fighting All Stars, Dead Phoenix e Red Dead Revolver.
Em 2004, a Clover Studio Co. Ltd., responsável por jogos como Okami e Viewtiful Joe é fundada; em 2006 é anunciado seu fechamento e em 2007 ela é fechada de fato.
Um pouco antes, em 2006, a Capcom fecha uma parceria com a Microsoft na produção do jogo Dead Rising, para o Xbox 360.
Já 2007 foi um ano bem cheio para o pessoal da Capcom, que além do fechamento da Clover Studio e da fusão da Studio 8 (produtora da série Maximo) com a empresa, três jogos (Onimusha 3, Devil May Cry 3 Special Edition, e Lost Planet) foram distribuídos em parceria com um software da Valve (produtora do Half-Life) que permite baixar jogos diretamente no PC. Também neste ano o jogo Monster Hunter foi o primeiro jogo de PSP a alcançar 1 milhão de cópias.
Finalmente em Junho de 2008, a Capcom faz seu 25º aniversário e para comemorar adquire a K2 LLC, empresa que desenvolveu Tenchu, aquele jogo de ninjas que a maioria deve conhecer.

Então é isso pessoal. Foi um trabalho árduo, muitos horários de almoço perdidos, mas valeu a pena. Pra quem quizer saber, as informações que eu coletei foram do site oficial da Capcom, do Wikipédia e em algumas pesquisas aleatórias sobre jogos e empresas específicas.
Espero que tenham gostado, abraço!

11 de mar. de 2009

Soundtrack - Sonic The Hedgehog


Fala pessoas! depois de alguns (muitos) meses de ferias (só do blog mesmo, porque trabalho e facu... necas.) vou (tentar) voltar a postar nesse meu filho que é o Games & Sucrilhos.

Então vamos começar pequeno, com a trilha sonora de Sonic the Hedgehog, minha paixão de infância (e de toda a torcida do corinthians).

A trilha sonora do Sonic The Hedgehog original foi composta em 1991 por Masato Nakamura, na versão 16-bit, e por Yuzo Kozhiro (do Streets of Rage) na versão 8-bit, do Master System. Masato também fez a trilha sonora do Sonic the Hedgehog 2.

A Setlist é essa aqui:

01 - Title Screen
02 - Green Hill Zone
03 - Marble Zone
04 - Spring Yard Zone
05 - Labyrinth Zone
06 - Star Light Zone
07 - Scrap Brain Zone
08 - Boss
09 - Continue
10 - Game Over
11 - Act Cleared
12 - Special Stage
13 - Extra Life
14 - Invincible
15 - Final Zone
16 - Ending
17 - Staff Credits