30 de set. de 2008

Review - Metroid Fusion


Fala galera!

Hoje eu vou fazer um review de um gigante da Nintendo, Metroid Fusion. Este jogo foi lançado pela própria Nintendo para GBA em 2002, e ao lado de Zelda e Mario é uma das grandes franquias da empresa. A saga Metroid para quem não conhece, começou no Nes, em 1986, da cabeça do já falecido Gunpei Yokoi (que também inventou o Game Boy), e que hoje já tem 10 jogos, sendo que este que está sendo revisado é o último seguindo a história.

Em Metroid Fusion, Samus Aran, a heroína de Metroid, está em uma missão de proteção a um grupo de pesquisa biológica, no planeta SR388, seu planeta natal. Durante essa expedição ela é infectada por um vírus até então desconhecido, entitulado vírus X. Já num estado terminal, Samus recebe um antídoto feito a partir de células de Metroid, que não somente a curou como a deixou imune ao vírus. Foi descoberto que os Metroids eram os predadores naturais do vírus, dando a Samus a habilidade de se recuperar a partir deles.

A missão da nossa heroína em Metroid Fusion é investigar uma explosão que ocorreu dentro do Laboratório Espacial de Biologia, ou B.S.L., que mantinha os restos da armadura infectada de Samus e alguns espécimes do planeta. O seu grande perigo nesta aventura, é ela mesma. Os vírus de sua armadura se recriaram, e com sua capacidade de mutação, criaram SA-X, um clone de Samus, com todas as suas habilidades copiadas e com força total.

O gameplay é a tradicional plataforma de ação dos Metroid da antiga geração que ainda eram 2D; você pode explorar o B.S.L. da maneira que quizer, seguindo ou não a história do jogo. Para isso você começa equipado somente com o normal beam, o tiro inicial da sua arma. Conforme você avança no jogo, você conseguirá novos equipamentos e armamentos, como mísseis, bombas, lasers e armaduras, e habilidades, como de virar uma pequena esfera, rodopiar no ar, e ter uma super corrida.

Os tiros, raios, explosões e efeitos em geral são ótimos, mas ainda assim o fato da sua trilha sonora ser quase sempre aquele clima um pouco sombrio, e com aquele tom de "não saber o que te aguarda" é um pouco enjoativo. Não que esteja fora do contexto do jogo, mas faltou de criatividade para fugir desse padrão, e variar um pouco.

Quanto aos gráficos, não há o que se falar. É um dos melhores do GBA. Cada área do jogo tem sua própria ambientação, bem detalhada e diferente entre si. O visual dos lasers, das bombas, das habilidades são demais. É muito estilosa a habilidade de super corrida de Samus...
Cada área possui sua própria fauna de monstros, que foram bem desenhados, tirando aquelas irritantes cópias de inimigos (um monstro verde, um igual vermelho, um igual azul...).

Resumindo, este titã do GBA é enorme, consumirá muitas horas de jogo da sua vida (desde que você não use nenhum detonado), e tornará você em mais um dos muitos fãns de Metroid, com certeza. Aguarde pelos reviews dos outros jogos da série!

Nota: 9,5/10,0.

Fotos:


Download ROM Metroid Fusion:


Download emulador Visual Boy Advance 1.8.0:

29 de set. de 2008

Review - Looney Tunes B-ball


O que que há, velhinho?

Hoje, pessoal, vou falar de um jogo nem tão famoso, mas que é muito legal e original: Looney Tunes B-ball, um jogo desenvolvido pela Sculptured Software e lançado pela Sunsoft (mesma desenvolvedora de After Burner)para o SNES em 1995, ano de lançamentos como Chrono Trigger e Donkey Kong Country 2. Esse, aliás, é um jogo notávelmente superior a outros jogos do Super Nes e mesmo da era 16bit, e deve-se ao fato do SNES ja estar começando a sentir a idade nas costas, com o lançamento do Playstation 1 em 1994, e do Nintendo 64 em 1996.

Looney Tunes B-ball não tem hm... digamos, uma história muito complexa (não é nenhum Space Jam); num belo dia, Pernalonga
desafia Patolino para uma partida de basquete, quando de repente a bola vira um cachorro (?!) e sai pela porta do estúdio para a rua. Belo motivo para um torneio, né?

O gameplay é ótimo, é muito fácil de se jogar, e não existe nenhum esquema complicado ou combinação de botões.
Na configuração padrão, "L" e "R" servem para correr, "X" para passar a bola e roubá-la, "B" serve para jogar a bola e defendê-la, "Y" escolhe o poder especial e "A" serve para usá-lo. E falando em poder especial, a parte mais divertida do jogo gira em torno dos poderes. É possível atirar tortas, jogar a bola de longe, distrair o inimigo, escurecer a tela, tudo com um toque individual de cada personagem. O pernalonga se veste de mulher para distrair, o eufrasino dá um tiro na bola, tudo com a cara do Looney Tunes. Claro que para isso é necessário grana, e para conseguir você vai ter que ficar esperto com as pedrinhas preciosas que surgem na quadra.

O som não se destaca, mas também não faz feio. As músicas do jogo lembram um pouco aquele basquete mais street, e embora sejam bem parecidas entre si, são empolgantes, dão clima certo à partida e não cobrem o resto do som. Mas o que ficou legal mesmo foram as vozes dos personagens,
bem fiéis ao desenho, e os efeitos do jogo, .

Quanto ao gráfico, os personagens foram muito bem desenhados, e tem animações muito boas, você percebe isso só de ver o hortelino batendo a bola no chão. Porém, um contra feio, é o fato de existir somente um estágio. Mesmo no campeonato, você muda de cidade, e lá está, a mesma rua, as mesmas pedrinhas na calçada, a mesma "stage door", o mesmo hidrante...

Em resumo, Looney Tunes B-ball é uma das saideiras do SNES, com gráficos superiores e com uma jogabilidade que torna o jogo tão divertido, que nem é preciso ser fã de basquete pra gostar, e na verdade, é capaz até de converter alguns...

Nota: 9,0/10,0.

Download ROM Looney Tunes B-Ball:


Download emulador Zsnes 1.51:

Review - Lotus Turbo Challenge


E aí pessoal? Firmeza na represa?

Hoje vou falar do Lotus Turbo Challenge, um jogo de Mega Drive lançado pela Eletronic Arts, em 1991. Este jogo, na verdade, é a continuação do Lotus Turbo Challenge para o AMIGA, uma série de PCs antiiiiiiiiiga... que hoje já é extinta.

O jogo é relativamente simples: Você, dono de um belo Lotus Esprit Turbo SE, correrá contra o tempo em oito fases, passando por check points, desviando dos obstáculos da pista e de outros motoristas e pegando alguns (muito raros) itens.

O jogo em si não tem muitas opções, não é possível trocar de carro, realizar modificações (trocar de pneus, de motor, etc.). Antes de começar a correr você pode apenas mudar seu nome, escolher entre marcha automática ou manual, configurar seu controle e escolher o número de jogadores.

Diferente de outros jogos do gênero, principalmente os um pouco mais modernos, ele é bem linear e não se pode escolher pistas ou coisas do tipo, aqui você só corre e ponto final. Por outro lado, o jogo é um tanto difícil e desafiador, acabei jogando mais profundamente só por pensar "C@&$*%$!!! Tenho que ganhar esse jogo!" e só parei porque o jogo é chato tenho outros reviews pra fazer.

Já o que poderia vir a ser o ponto forte do Lotus Turbo Challenge, foi esquecido pela empresa, e acabou como seu ponto mais fraco: a trilha sonora. O autor da única música trilha sonora deste jogo é Patrick Phelan, o mesmo autor das trilhas sonoras de Top Gear e Alone In The Dark. Ou seja, o que poderia ser um trunfo, passou em branco, porque música mesmo só no menu e antes das fases. Durante as corridas, a única coisa que se ouve é o "grugrugrúgrúgrú" constante do motor, e o barulho das pancadas e freiadas que o carro dá.

...Aliás, além disso, quando você aperta o botão "C" você ouve um
"Yííííháááá" (!?)...

O gameplay não foge muitos aos padrões do Mega Drive, semelhante a outros jogos de corrida como Top Gear e Super Hang-On, que você vê a pista chegando e apenas pode ir para os lados.
Como foi dito anteriormente, é possível mudar as marchas, e... acelerar e freiar, nada muito além disso. Pra mim, o apíce de diversão do jogo é poder passar por um pedaço de madeira no chão, e enquanto o carro está no ar dar um "Yííííháááá"...

Quanto aos gráficos, prefira a versão para o AMIGA, que tem gráficos e moviventação que rodam mais "macios". As fases, pelo menos, não são muito parecidas entre si, sendo que no sexto estágio você tem até a oportunidade de passar por baixo de caminhões (UAU! baixe essa ROM agora por causa disso!).

Bom, pra falar a verdade, este jogo é divertido pra se experimentar um desafio diferente de vez em quando, mas se for pra jogar mesmo, prefira o Lotus II: RECS, que é a sua continuação, bem melhor (tem músicas MUITO BOAS!), ou melhor ainda, jogue Top Gear.

Nota: 5,0/10,0.

Fotos:


Download ROM Lotus Turbo Challenge:


Download emulador Gens32 Surreal 1.78:

28 de set. de 2008

Review - Rock N' Roll Racing


Let the carnage begin!

Quem nunca ouviu falar deste jogo, por favor, pule pela janela.
Este clássico da corrida 16 bits foi desenvolvido pela Blizzard Entertainment (produtora de Diablo e Warcraft) e lançado pela Interplay para Mega Drive e SNES em 1993 (mesmo ano do lançamento de Doom e Star Fox), e relançado para GBA em 2003.

A história é a seguinte: No futuro, em 2833, quando a humanidade descobriu vida inteligente num planeta chamado Bogmire, seus moradores, os Saurions faziam corridas com todos os tipos de carros enquanto ouviam clássicos do rock n' roll da Terra. A idéia foi copiada em muitos lugares e logo a comissão Rock N' Roll Racing foi formada, sendo reponsável pelas regas e regulamentos das corridas. A primeira corrida foi realizada em 1911, um milênio após o surgimento das 500 milhas de Indianápolis, recebendo por isso o nome de grande prêmio de Indianápolis Supercup.

O gameplay é simples e eficiente: um botão para acelerar, um de freio, e os outros para acionar as 3 armas que o carro tenha. Não importa o carro, as armas são sempre bem parecidas: uma pra lascar o sabugo no cara da frente, outra para despistar o infeliz atrás de você e um "acessório", que irá te auxiliar (turbo, por exemplo). Power-ups estão espalhados pelo meio do percurso, e podem ser caixas de vida, barras de ouro, ou minas. Para poder progredir no jogo também é necessário comprar novos carros e melhoramentos/armamentos para seu veículo, e para isso, você pode além de ganhar dinheiro vencendo a corrida, ganhar um bônus por destruir as carroças alheias.

Em Rock N' Roll Racing você é um dos 7 competidores (1 secreto) que atravessará 6 planetas diferentes enfrentando os irmãos Rip e Shred e um boss, em busca da taça Indianápolis Supercup.

Mundos:
1 - Chem Vi (mestre: Vyper)
2 - Drakonis (mestre: Grinder X19)
3 - Bogmire (mestre: Ragewort)
4 - New Mojave (mestre: Roakill Kelly)
5 - Nho (mestre: Butcher Icebone)
6 - Inferno (mestre: Slash)

Graficamente, este não é um jogo muito especial, não tem efeitos mirabolantes ou muitos ambientes diferentes. Mas a proposta do jogo é tão boa, que mesmo sem um gráfico espetacular, você ainda acha lindo.

A trilha sonora de Rock N' Roll Racing é uma pérola, com músicas de algumas das maiores bandas do rock, como Steppenwolf, Black Sabbath e Deep Purple. E como se só o pega-pra-capá das corridas já não fosse o bastante, o narrador é totalmente empolgante (pra mim o maior acerto do jogo) e deixa o clima da corrida ainda mais animado. Descobri em pesquisas que o nome do narrador é Larry "Supermouth" Huffman, depois vejam o site dele e vejam que cara da hora. Não tem como não ficar com frases na cabeça do tipo:
- Snake scores a first place knockout!
- Shred is in another time zone!


Bom, Rock N' Roll Racing é divertido pra c&$*@&$*, empolgante, desafiador (vai jogar no warrior pra ver), com um som absurdamente bem idealizado e um visual nem tanto assim, mas em suma um jogo inesquecível, vale (muito) a pena conferir e jogar até o fim.

nota: 9,5/10,0.

Fotos:



Dicas:

Mega drive:
Escolhendo Olaf, o personagem secreto: Na tela de PASSWORD digite "8V18 RST1 5WJ!" e pronto, você agora pode escolher o Olaf no Mega drive.

SNES:
Escolhendo Olaf, o personagem secreto: Na tela de seleção dos personagens, segure L + R + SELECT e vá colocando para o lado até achar ele.

Jogando no planeta Inferno no VS Mode:
Na tela de seleção dos planetas (MUNDOS), segure L + R + Select e vá colocando para o lado até achar o Inferno.

Download ROM (Mega Drive) Rock N' Roll Racing:


Download ROM (Snes) Rock N' Roll Racing:


Download emulador Gens32 Surreal 1.78:


Download emulador Zsnes 1.51:


Alguns dados foram pegos deste (ótimo) site: http://www.rocknrollracing.org/

27 de set. de 2008

Review - Advance Wars


E aí pessoal?

Hoje eu vou fazer meu primeiro review de GBA, com o jogo Advance Wars, um jogo de estratégia baseado em turnos lançado em 2001 pela Intelligent Systems. Outros jogos do gênero que são bem famosos são Front Mission, Final Fantasy Tactics, e Heroes of Might & Magic.

Você faz parte das forças armadas de um país chamado Orange Star, e sua tarefa, inicialmente, é reconquistar o território perdido para Blue Moon, seu país rival. Conforme o desenrolar do jogo, sua área de atuação passa a envolver todos os quatro países, Orange Star, Blue Moon, Green Earth e Yellow Comet.

Pessoas que estão acostumadas a este gênero não estranharão. Na batalhas de Advance Wars, cada unidade de combate tem uma força e uma fraqueza; tanques são bons contra soldados, mas são fracos contra artilharia, helicópteros são bons contra unidade marítimas e terrestres, mas são fracos contra aviões e unidades anti-aréas... bom, vocês entenderam. O terreno também influencia os combates, aumentando ou diminuindo a defesa; florestas, montanhas, cidades e corais são mais fáceis de se esconder, enquanto rodovias, campos, rios e o mar aberto deixam o alvo fácil. Fatores como combustível e munição também são levados em conta e fazem uma diferença do c&*$%# durante as missões, principalmente quando se está mais avançado no jogo.

A maior novidade em Advance Wars, são os poderes de comandante, os "CO Powers". Cada comandate possui um poder especial, como aumentar a força das tropas, o alcançe, a movimentação, recuperar a vida das unidades, jogar 2x seguidas, e assim por diante.

O som do jogo é muito bom, os sons das unidades e dos efeitos são bem legais, e cada comandante possui uma música diferente, o que diminui a repetitividade. O problema é que com batalhas que podem durar mais de 1 hora, difícil é NÃO ficar repetitivo...

Graficamente, o jogo atende bem a proposta de "desenho animado", bem colorido e com traços redondos, sendo que o único defeito é no mapa, aonde os gráficos são um pouco simples demais. Já os efeitos são bem simplezinhos, mas compatíveis com as animações.

Outro grande ponto a favor é o fator replay; além do modo campaign (que é ENORME), há o modo war room, em que você vence desafios por uma boa pontuação; o modo treino e o(s) modo(s) versus (via link cable ou no próprio console) .

Para as considerações finais, Advance Wars tem gráficos medianos, som mediano, mas que pelo seu fator replay, e pelo seu detalhamento estratégico é MUITO bom pra quem gosta de estratégia, embora ainda seja PÉSSIMO pra quem não curte jogos mais de raciocínio.

Nota: 7,5/10,0.

Fotos:


Download ROM Advance Wars:


Download emulador Visual Boy Advance 1.8.0:


24 de set. de 2008

Tutorial - Como usar/configurar o ePSXe 1.70

Olá pessoal. Para começar meu primeiro (de muitos) tutoriais, vou explicar com este SUPER-HYPER-MEGA-ULTRA post como fazer a configuração do mais famoso emulador de Playstation, o ePSXe 1.70, desde as configurações mais básicas até as mais avançadas. Hoje, especificamente, falarei do plugin de video PETE'S OPENGL 1.77, é o que mais se encaixa no perfil de PCs hoje em dia. Além desse, existe também o plugin PETE'S OPENGL2 2.09, que é mais moderno, e possui um pouco mais de opções de configuração, mas desse eu falarei mais pra frente.

Bom, antes de mais nada, é necessário que vocês tenham o emulador, a BIOS do Playstation e os plugins de áudio e vídeo. Se você já tem, é meio caminho andado, se não, você pode baixar o emulador e os plugins no fim do post. A BIOS eu não posso disponibilizar, eu me daria mal fazendo isso; para achar, somente no Google. Para os plugins de áudio eu uso o Eternal SPU Plugin, e para os de vídeo eu sempre uso os Pete's Plugins; caso queira experimentar outros depois, sem problema.

Agora que você ja está com o "material" em mãos, a primeira tela que você vai ver quando tentar configurar o emulador será essa:


Clique em "Config" para ser redirecionado para esta tela:


Esta é a tela de configuração de BIOS (que basicamente é a "cabeça pensante" do videogame). É importante dizer que a BIOS, necessária para que o emulador funcione, NÃO VEM JUNTO DO EMULADOR, e caso você não a tenha, você pode procurar no Google. Uma vez que você já baixou a BIOS, coloque o arquivo na pasta "bios" do emulador, selecione a BIOS no menu e clique em "Next".


Essa é a parte mais chata, mais complicada, e que mais causa dor de cabeça para os usuários do ePSXe, que é a configuração de vídeo. Lembrando que para configurar o vídeo, é necessário que você tenha os plugins de vídeo, pegue-os no final do post e os coloque na pasta "plugins" do emulador. Agora pessoal, uma dica importante é que a performance do plugin dependerá da placa de vídeo que você usa; donos de placas nVidia deverão usar o Pete's OpenGL, ao passo que donos de placas ATI usarão o Pete's D3D. Vale dizer que os dois plugins são BEM semelhantes (então pode seguir o tutorial sem problemas). Após selecionar qual o plugin específico, você deverá clicar em "Config", para configurarmos certinho o vídeo do emulador.


Caso você esteja com muita pressa para jogar, e não se importa tanto com fidelidade gráfica, escolha uma das duas opções do canto inferior esquerdo; em "Fast" para ter certeza que o jogo terá uma velocidade razoável, ou se tiver certeza que seu pc vai aguentar o tranco, clique em "Nice" e passe para a configuração de som.

Agora eu vou explicar todas as opções disponíveis para que você possa escolher qual a configuração que mais combina com você:

Na caixa "Resolution & Colors":
  • Fullscreen mode/Window mode: Se você quer jogar em modo janela ou em tela cheia;
  • Desktop resolution: Quanto maior a resolução que você colocar, mais detalhado e mais pesado o jogo vai rodar;
  • Window size: Caso escolha Window mode, será o tamanho da janela que o jogo rodará;
  • Color Depth: 16bit - mais leve com cores mais fracas. 32bit - cores mais vivas com jogo mais pesado;
  • Keep psx aspect ratio: Mantém a escala vertical/horizontal da imagem original do PSX. Bom pra que usa o Window mode ou pra quem tem um monitor widescreen e não quer ver o Megaman achatado.
Na caixa "Textures":
  • Texture quality: Cada um dos caracteres, é uma cor, seguida da informação dos bits. Por exemplo, "R4 G4 ..." tem somente 4 bits para o vermelho e 4 para o verde. Coloque sempre a opção "R8 G8 B8 A8", são as melhores cores que seu pc pode oferecer. A opção "B8 G8 R8 A8" é igual a anterior, mas a ordem das cores pode acelerar um pouco dependendo da placa de vídeo.
  • Texture filtering: Essa é uma opção complicada. Ela usa uma tecnologia chamada bilinear filtering, que não é suportada pelo psx original, e na teoria ela "amacia" a imagem. Como essa é uma opção que não necessáriamente "melhora" a qualidade gráfica, fica a escolha do freguês se ele quer ou não aplicá-la. Das 7 opções, eu vou falar somente de 4, porque a diferença entre as standard e as extended é quase mínima.
    • 0 -Normal: Obviamente, sem filtragem.
    • 2 -Extended: Filtragem básica das texturas.
    • 4 -Extended w/o sprites: Filtra as texturas mas não as imagens feitas de pixels, em outras palavras, nao filtra o 2D.
    • 6 -Extended w/ sprite smoothing: Filtra conjutamente 3D e 2D.

  • Hi-Res Textures: Como o nome mesmo diz, é uma textura de alta resolução, e assim como a opção de filtering, cabe a você escolher se quer ou não. A opção "2xSaI" é um algoritmo especial que tem um aspecto "estranho". Eu pessoalmente gosto mais da opção "Scaled", ela ameniza um pouco o aspecto pixelado das imagens; e para ser usado requer que a opção de filtering esteja ativada.
  • Gfx card vram: Coloque nessa opção quanto de memoria ram sua placa de vídeo tem (ou deixe em autodetect mesmo).
Na caixa "Framerate":
  • Show FPS display on startup: Mostra o framerate (velocidade do jogo, digamos assim) logo que o jogo começa a rodar. É bom pra você saber se os testes com as outras opções afetam na velocidade do jogo.
  • Use FPS limit: Limita o jogo ao framerate imposto. É bom deixar essa opção ativada para o jogo não sair decolando.
  • Auto detect FPS limit: Faz com que o emulador saiba qual é o framerate ideal para o jogo. Escolha essa opção.
  • FPS limit (10-200): A velocidade normal de um jogo gira em torno de 58-60-62 fps por segundo, então caso o seu jogo pareça estar indo muito rápido ou muito devagar, mesmo com a opção anterior ativada, escolha essa.
Na caixa "Compatibility":
  • Off-screen drawing: Essa opção detecta gráficos que estão fora da memória de vídeo, então se por acaso alguma imagens não aparecerem, TALVEZ seja por causa desta opção.
    • 0 - Normal: Sem Off-screen drawing. Mais rápido, mas talvez telas não apareçam.
    • 1 - Minimum: Dá conta da maioria de splash screens (alguns menus usam isso).
    • 2 - Standard: Começa a fazer pequenas verificações caso o jogo peça.
    • 3 - Enhanced: Faz verificações mais detalhadas.
    • 4 - Extended: Essa faz uma super verificação, mas pode causar aquele efeito de "constante atualização da tela", então caso isso aconteça, já sabe aonde mudar.
  • Framebuffer textures: Outra opção complicada... Funciona assim: a 1ª opção (Emulated vram) funciona em qualquer pc, mas pra os efeitos rolarem, é necessário que você escolha a opção FVP no Framebuffer acess, o que é (seria antigamente) lento; a 2ª (Gfx card reads) requer uma placa de vídeo um pouco melhorzinha, já que tudo será feito pela placa de vídeo. e a 3ª opção (Gfx card buffer & software) é um intermédio entre as as 2 anteriores. Ela usa menos a placa de vídeo, mas usa mais o processador.
  • Framebuffer acess: Essa opção recria uma fução que o playstation tinha de ler uma imagem já lida para criar efeitos. Essa opção depende do jogo que você vai jogar, embora seja mais inteligente deixar na opção "full software drawing (FVP)" para que você veja todos os efeitos. (dica: o manual do plugin diz para nunca usar a opção "gfx card reads/moves" com os jogos FF8 e FF9)
  • Alpha MultiPass: Desenha pixels opacos como devem ser (sombras e etc.) Caso você veja quadrados pretos em volta de objetos que NÃO deveriam ter, desligue essa opção.
  • Advanced blending: Melhora a qualidade gráfica dos jogos (caso fique lento, desligue isso).
  • Mask bit: Essa opção só se faz REALMENTE necessária no Silent Hill. Mas segundo o autor do plugin, ela talvez possa adicionar alguns efeitos extras (não custa nada deixar ativada, né?).
E finalmente Na caixa "Misc":
  • Scanlines: Só um efeito de linhas que "simula" a tv (não é parecido pra mim). O brilho varia de 0 a 255, sendo que um efeito de quadradinhos acontece se você colocar -1.
  • Line mode: Um efeito ridículo fresco diferente com linhas.
  • Unfiltered framebuffer updates: acelera (muito) pouco o jogo, mas prejudica (muito) pouco o gráfico.
  • Force 15 bit framebuffer updates: Tira um pouco do colorido nos filmes, em favor da velocidade.
  • Color dithering: Melhora as cores 16bit, sem gastar tanta vram quanto deixar em 32bit.
  • Screen smoothing: Usa um filtro que "borra" a tela, deixando gráficos 2D menos pixelados. Gasta MUITA vram e eu pessoalmente não acho os gráficos "borrados" bonitos. Mas vai do gosto do freguês.
  • Disable screensaver: Pra seu screensaver não entrar durante a jogatina, acione esta opção.
  • Special gamefixes: São muitos, quase não afetam o visual, e quando afetam, só "minimizam" o problema. Vale a pena entrar só pra matar a curiosidade, a explicação fica ao lado.
Agora que FINALMENTE, você já sabe lidar com o MAIS complicado do ePSXe, falta somente a configuração do plugin de áudio, que em comparação com o de vídeo, é mamão com açúcar. Após sair da tela de vídeo, você verá esta tela:

Escolha o "Eternal SPU Plugin" e clique em "Config". A tela que você verá será essa:


Na caixa "Audio device":
  • Audio device: Todas as outras opções que não são "DirectSound" são obsoletas. OSS é para Linux.
  • Buffer Size: vai de 0 a 999. Quanto maior o número, maior o tempo de resposta para o som, e quanto menor, mais ruído vai possuir. Convém deixar o padrão, 64.
Na caixa "Audio out method":
  • Audio out method: Como em "Audio device", todas as opções comparadas com a "SPUasync" são obsoletas. Ela possui a melhor compatibilidade com os jogos.
  • Async mode: A opção "Simple" deixa o som fora de sincronia caso o jogo fique mais rapido ou mais lento, a opção "smooth", calcula sozinha o tempo do som, também deixando abertura para o som ficar fora de sincronia. Escolha "wait", que faz com que o plugin espere caso o jogo fique lento ou acelere caso o jogo fique rapido, deixando sempre em sincronia.
O resto pessoal, são apenas opções de gravação, opções em fase beta e opções para jogos específicos (somente os que são mencionados no plugin), então passarei reto.

Agora estamos na reta final, Falta só o plugin de CD-ROM e os controles. A próxima tela será essa:


Nesse momento, não é necessário configurar o plugin (Deus é pai!) sendo que é só passar para a proxima tela:


Essa parte, eu imagino que não será necessária a minha ajuda, configure os controles como achar melhor e pronto!


Parabéns! Você realizou uma proeza para poucos, configurou o ePSXe 1.70 corretamente! Agora é só alegria, lembre-se que você usa a suas mãos para outras coisas, não só para jogar videogame (sem piadinhas) então manere!

Um último recado, pessoal; Vale ressaltar que o ePSXe NÃO é um emulador simples, e muitos fatores influenciam nas configurações. Então se o jogo não está como deveria, tente mudar as opções do plugin de vídeo que eu citei, ou mesmo tente mudar o plugin.

OK? Abraço galera!

Download ePSXe 1.70:

Download Plugins:

23 de set. de 2008

Bate-papo - A famosa história do Dreamcast

Essa, pessoal, é uma história muito famosa (acho que nunca ri tanto a 1ª vez que li), ela rola a um tempão na internet, mas sempre existem as novas gerações que não conhecem... A história é dividida em 4 partes, então se vocês cansarem (difícil) dá pra continuar depois.

GOZEI NO MEU DREAMCAST

PARTE 1

“Quebrei meu Dreamcast de bobeira, meu nome é Leonan, tenho 13 anos, parece brincadeira mas é a pura verdade, tudo começou quando estava jogando Crazy Taxi pirata passou um tempo fui trocar o CD então desliguei o Dreamcast tirei o Crazy Taxi e deixei a tampa aberta (meu erro) para colocar o CD de boot, mas aí o pessoal de casa resolveu sair então fiquei sozinho em casa, pintou aquela vontade de tocar sonfona, o meu dreamcast fica na mesma mesa do computador, então liguei o micro acessei uma página (que vi neste forum…) e to lá, em frente ao micro vocês sabem né…então chegou aquela pressão não pude segurar mas como eu tava na frente do computador para não sujar o monitor e o teclado meu reflexo foi de virar para a esquerda justamente onde tava meu dreamcast com a tampa aberta (**** falta de sorte) …isso mesmo galera… EJACULEI NO MEU DREAMCAST… riam deste cara sem sorte, não sei se rio ou choro, a lente sujou toda, limpei o quanto pude mas em cima da lente a gosma secou... Agora o que é que eu faço? Fiz de tudo para ganhar este dreamcast não tem um mês direito e já estragou minha mãe vai me matar quando descobrir que ela pagou 750 reias e eu já quebrei, tá na garantia ainda mas o que eu falo pro cara da loja? Como faço para limpar a lente agora? Me ajudem por favor ! Nunca mais me masturbo na minha vida!”

PARTE 2

Recapitulando: Depois de acidentalmente gozar em cima da lente de seu dreamcast não conseguir limpá-la, nosso amiguinho punheteiro volta de escola decidido a novamente tentar ligar para a tectoy (representante da sega no Brasil) para tentar saber se seu dreamcast ainda tem salvação …

“Cheguei em casa depois da escola hoje de manhã…Vim correndo quando abri a porta até ofegante... Adivinhem com quem encontro de cara “MINHA MÃE” (parece um general) com meu Dreamcast no colo sentada no sofá da sala me esperando com cara de querer me matar… Gelei do pé até a cabeça na hora, então a 1ª COISA QUE DISSE FOI: LEONAM…O QUE FOI QUE VOCÊ DERRAMOU NESTE VIDEOGAME? Quase cai pra trás, aí eu perguntei… POR QUE MÃE… ELA DISSE GRITANDO: POR QUE EU LEVEI O VIDEOGAME NA LOCADORA ONDE EU COMPREI E O VENDEDOR ABRIU ! TINHA MANCHA DE ALGUMA COISA LÁ DENTRO…VAI FALANDO AGORA…(SUEI FRIO ATÉ GAGUEJEI), VOCÊ DERRAMOU CAFÉ COM LEITE NESTE VIDEOGAME LEONAM? NÃO ACREDITO QUE TE DOU UM BRINQUEDO CARO DESTES E VOCÊ JÁ QUEBROU! Aí eu falei NÃO DERRAMEI NADA AÍ NÃO, então ela falou: QUE CHEIRO DE QUEIJO É ESSE AQUI DENTRO! ALGUMA COISA VOCÊ DEIXOU CAIR AQUI? A GARANTIA NÃO COBRE ISSO SABIA LEONAM… (sabem como é tremer as pernas pois é tô assim até agora) Corri e me tranquei no quarto tô aqui até agora, com uma **** fome, peguei o telefone e liguei pra tectoy, antes de falar com o cara prometi que não era um trote até jurei, VOCÊS ACREDITAM QUE O CARA DO ATENDIMENTO RIU DE MIM? PARECE ENGRAÇADO MAS EU TÔ NO SAL! VÔ LEVAR A MAIOR COÇA! A PROPOSITO ELE DISSE PARA NÃO RASPAR A LENTE E LEVAR MEU DREAMCAST NA ASSISTÊNCIA TÉCNICA, E FALAR A VERDADE PRO CARA DA ASSITÊNCIA PRA ELE NÃO MEXER ONDE DEVE, MAS COMO EU CONTO AQUILO NO BALCÃO (algo como…ô moço gozei no meu dreamcast!) Acho que minha mãe já sacou, o que eu faço? Claro que ela sabe que cheiro é aquele…toda terça e quinta ela e meu pai mandam ver a noite toda! Ela só quer que eu fale para poder ter um motivo para quebrar minha cara! Eu acho que vou contar pro meu pai… Se eu tivesse irmão menor eu colocava a culpa nele mas não tenho… Fazer o que? tô ficando maluco! MINHA ÚLTIMA CHANCE SÃO VOCÊS… OU EU MESMO LIMPO A LENTE COM ALCOL OU AGUA OU MINHA MÃE VAI ACABAR COMIGO! ME AJUDEM AMIGOS COMO TIRAR ESPERMA DA LENTE SEM ESTRAGAR MEU DREMCAST?”

E agora , o que irá acontecer ? Conseguirá nosso amiguinho punheteiro salvar-se dessa situação constrangedora ? Sua mãe já está desconfiada, é uma corrida contra o tempo !

PARTE 3

Recapitulando: após estragar e lente de leitura do seu dreamcast com seu esperma, nosso herói leonam falhou duas vezes em conseguir socorro no telefone de ajuda da tectoy, mais tarde sua mãe descobriu que o filho estragara o DC, e é possível que ela já desconfie de de que líquido é aquele no Dreamcast … o que será do herói punheteiro ? Ao pedir amparo e vários fóruns, Leonam consegue ajuda de dois seres , Erik e Francisco. porém , ao entrar no quarto …

“Olha Erik e Francisco obrigado por estarem me ajudando isto tudo é verdade eu juro! Tenho uma coisa a dizer… primeiramente já que estão sendo gente boa comigo, Quebrei minha promessa, é mais forte que eu, parece vicio, toquei uma hoje enquanto tava trancado dentro do quarto…desculpem…. Desta vez mirei direto e não acertei nada! Pelo menos isso! Nando já que você não pode ajudar não piore as coisas tente fazer você [quanto mais idiota melhor 3] ou [ejaculacao precoce o retorno], até parece que você nunca passou aperto por causa da “pomba branca”… E Francisco Lopez o cara da TECTOY disse para min que para limpar lentes existe um CD LIMPADOR aqui em casa tem, sabe…aquele que tem uma músicas em várias linguas com uma micro escovinha…enquanto se ouve a música ele limpa a lente… Mas o problema é o seguinte o CD LIMPADOR limpa só poeira, sujeiras leves, não “gosmas” que já secaram! Eu tentei passar mas não deu , o console tá ceguinho, não lê nada ! Lestat não tentei comer meu dreamcast e tambem não comecei a gozar agora não, já é a 5ª vez e o que isso tem a ver? Francisco prefiro não dizer o bairro onde moro por que as coisas podem piorar, tem um cara até querendo colocar isto tudo em uma página imagina se descobrem onde eu moro…vou sofrer pro resto da vida! (nunca pensei que uma punheta fosse acabar comigo!), contei isso que tá acontecendo comigo pros meus colegas e na minha classe já me colocaram até apelido “GONZAGUINHA” sabem por que né!? …Aquele sanfoneiro! Quem poder me ajudar, respondam esta mensagem neste forum, eu agradeço, e quanto a minha mãe para vocês terem idéia eu tenho de apagar o histórico do meu computador por que ela checa tudo, já pensou se ela entra neste site e descobre tudo? que vergonha e que cossa que eu vou tomar…vocês podem até me achar infantil mas só tenho 13 anos tô descobrindo as coisas agora! É errando que se aprende, vocês acham que ia fazer isso logo no meu Dreamcast? Ajuda, é só isso que tô precisando.”

E agora, só falta uma parte e Leonam ainda não conseguiu resolver seu problema com o dreamcast ! Conseguirá ele consertar se dreamcast e fazer com que sua mãe não descubra toda a verdade ? Pior ainda , conseguirá ele se conter e parar de bater punheta, prevenindo que estrague ainda mais seu dreamcast ou otra coisa de seu quarto ?

PARTE 4

Sem mais rodeio, devaneios e reacapitulações, assistam agora ao final da mini-série “QUEBREI O MEU DREAMCAST” protagonizada pelo galã do momento (o primeiro galã da história que é reconhecido como punheteiro!), Leonam !

“Galera finalmente meu terror chegou ao fim… Graças a Deus… Não apanhei mas foi muito pior, eu juro! Passei pela situação mais embaraçosa da minha vida... Como eu tava vendo que o trem ia ficar pro meu lado… Abri o jogo com o meu pai… Foi assim depois que cheguei da escola chamei meu pai no quarto encostei a porta e contei tudo (minha cara rachou de tanta vergonha…) falei: “PAI PELO AMOR DE DEUS, O SENHOR JURA QUE SE EU TE CONTAR UMA COISA O SENHOR NÃO CONTA PRA MAIS NINGUEM” ele concordou… (eu acreditei…) Então fechei os olhos e contei: PAI FOI EU QUE QUEBREI O VIDEOGAME MAS FOI SEM QUERER, EU ESPORREI NELE! Ele riu, riu de chorar, aí eu falei: FOI SEM QUERER TÔ MORRENDO DE VERGONHA MAS FOI ISSO QUE ACONTECEU, até aí tudo bem, ele disse que ia dar um jeito de concertar, me deu uma bronca por ter acessado o site XXX, nunca mais entro em site de sexo eu prometo! ...Voltamos para mesa almoçamos e eu tava já até um pouco ali *****…Vocês sabem pai sempre da um jeito em tudo, MAS NÃO PENSEI QUE ELE FOSSE FAZER DESTE JEITO! SABEM O QUE ELE FEZ…CONTOU PRA MINHA MÃE… eu tava lá no quarto deitado na cama jogando meu gameboy (STREET FIGHTER 2, ADORO!) quando entra minha mãe COM UM SORRIZINHO SACANA de mão dada com meu pai então ela disse: LÉO EU E SEU PAI PRECISAMOS CONVERSAR COM VOCÊ (acho que minha alma saiu do corpo naquela hora, tô sem jeito de olhar para minha mãe até agora!), AÍ COMEÇOU A SEÇÃO DE EDUCAÇÃO SEXUAL… (olha que palhaçada): VOCÊ LÉO AGORA TÁ VIRANDO RAPAZINHO (minhas orelhas ficaram pegando fogo de vergonha) TÁ DEIXANDO DE SER CRIANÇA… SEU CORPO AGORA VAI COMEÇAR TER MUDANÇAS, SUA VOZ JÁ TÁ COMEÇANDO A MUDAR, VÃO CRESCER PELOS NO SEU CORPO (eu só olhei pra cara do meu pai) SABE LÉO VOCÊ TÁ VIRANDO UM ADOLESCENTE (como eu não soubesse na escola já passaram aquela fita dos coelhos TICO E TICA sabem aquela baboseira dois coelhos mongolóides que crescem e transam na maior pureza…” olha a TICA tá crescendo seios e menstrua” “olha o TICO tá ficando com a voz grossa e com pêlos por todo o corpo… ô meu Deus o que é aquilo que o TICO está fazendo professora pergunta TICA ele está se MASTURBANDO TINA… Mas o que é masturbação… E por aí vai…”) Minha mãe ainda disse: QUANDO DER VONTADE DE FAZER AQUILO…VAI NO BANHEIRO FILHO ASSIM VOCÊ NÃO CORRE O RISCO DE SUJAR COISAS QUE NÃO DEVE, (minha vontade era de explodir), DEPOIS QUE VOCÊ FAZER AQUILO LAVE AS MÃOS PARA NÃO SUJAR AS COISAS DE ESPERMA (vocês podem imaginar como estou agora ) o pior ainda está por vir… Vocês não acreditam o que minha mãe fez: …LIGOU PARA TODAS MINHAS TIAS E CONTOU QUE JÁ ME MASTURBO (meu DEUS o que ela queria com isso?) ATÉ PARA MINHA VÓ QUE MORA NO RIO ELA LIGOU, CONTOU ATÉ PRA MOÇA QUE TRABALHA AQUI EM CASA (que é gatinha!)… (agora mais ou menos as 16:45 minha vó me ligou para me encher dizendo que isso é feio pra min parar de fazer isto, ESTOU SEM MORAL COM MINHA FAMILIA, minha mãe me expos ao ridiculo! Minhas tias do jeito que são já devem ter contado pros meus primos… tô ferrado, CONCLUSÃO DESSE ROLO: MEU PAI DEPOIS DO SERVIÇO PASSOU NA LOCADORA E DEIXOU MEU DREAMCAST PARA CONCERTO, MAS OLHEM QUE ABSURDO, O CARA DISSE QUE A LENTE JÁ ERA E UMA NOVA ADVINHEM QUANTO CUSTA…450 REAIS SEM A MÃO DE OBRA DO LADRÃO DO TÉCNICO(mas ele deixou para concertar acho que é para não me desapontar, vou dar a idéia de comprar um console Japonês acho que tá nesse preço... é bem melhor né?), MAS MESMO ASSIM ME PASSOU UM SABÃO PARA TER MAIS CUIDADO QUANDO FOR FAZER AQUILO (eu tô com complexo de masturbação… toda hora que pinta vontade… fico na maior paranóia de estragar alguma coisa de sujar alguma coisa… acho que isso marcou minha vida pra sempre!)” PARA TODAS AS PESSOAS DESTE FORUM QUE TENTARAM ME AJUDAR “OBRIGADO” NÃO SE MASTURBEM PERTO DE VIDEOGAME PODE QUEBRAR (isto tinha que vir no manual do aparelho) Valeu amigos!”

E assim termina a saga … É só !

21 de set. de 2008

Review - Secret of Evermore


E aí, pessoas... Hoje eu vou fazer nosso primeiro review para o nosso querido SNES, ou Super Nes, como preferirem, e também o primeiro review de RPG, meu gênero favorito.

Secret of Evermore é um RPG para o SNES lançado em 1995 pela Squaresoft (a melhor softhouse para RPGs, produtora do famosíssimo Final Fantasy, hoje chamada Square-Enix), e ao contrário da regra, este foi o único RPG a ser totalmente desenvolvido pela Square USA, ao invéz da japonesa.

Embora seu nome, "Secret of Evermore", aparente ser relacionado com a famosa série "Secret of Mana", o jogo não possui nenhum parentesco, sendo isso apenas uma jogada de marketing (o jogo era pra se chamar apenas "Evermore").

A história do jogo é a aventura de um garoto e seu cachorro, que ao acidentalmente entrar no meio do experimento de um cientista, acabam no mundo de Evermore, e sua tarefa a partir daí, é tentar voltar para casa. Durante sua jornada ele descobre que o mundo que ele está surgiu a partir da imaginação de 3 outras pessoas que estão em Evermore assim como ele, e que para retornar precisará ajudar cada uma delas. Cada parte do jogo representa uma época histórica, indo da pré-história a uma estação espacial.

O gameplay é bem copiado similar a Secret of Mana (também da Square): RPG em tempo real (sem turnos), movimentação livre em batalha, menus circulares em volta do personagem, tempo de recarga para ataques, e outras carácterísticas que mostraram ser eficientes estão aqui. Elementos comuns de RPGs como HP (Hit Points) e pontos de experiência para subir de level também estão presentes. As grandes inovações são o fato de nosso herói não usar magia, e sim alquimia. Aqui não existe MP (Magic Points), sendo que é necessário possuir os ingredientes necessários para realizar a técnica, e sempre que ela é utilizada um certo número de vezes, ela (obviamente) aumenta de nível. Outra característica marcante é seu cachorro possuir a habilidade de farejar o ambiente em busca de itens e ingredientes, tanto manualmente quanto automaticamente.

Ao contrário do jogo, a trilha sonora deixa (muito) a desejar, e praticamente só se ouve música de verdade nos bosses, fora isso, são somente sons de pássaros, sons dos inimigos, sons das "magias"... Então se você não quizer cair de sono enquanto joga, aconselho colocar alguma música (um death rock pra acordar) pra rolar de fundo.

Os ambientes de Secret of Evermore são muito bem elaborados e existem muitas tarefas e quebra-cabeças a serem cumpridos, armas e "magias" para serem evoluídas, e é preciso matar muito lagarto/escorpião/dragão para se poder progredir no jogo. Como citei anteriormente, nosso herói-sem-nome irá passar por quatro ambientes que simulam nossos períodos históricos:

- Prehistoria: Como o nome já diz (...), a pré-história;
- Antiqua: Simula o Egito Antigo;
- Gothica: Representa a Idade-média;
- Omnitopia: Simboliza o futuro, em uma estação espacial (quebra-cabeças chaaaatos...).

Em suma, é um jogo divertido, desafiador, chega a ser um pouco difícil (alguns game-overs vão rolar), mas que tem um trilha sonora (se é que você pode chamar silêncio de trilha sonora) péssima, terrível, lixo. Mas se você gosta de jogar video-game ouvido música (como eu) aí é só alegria.

Nota: 6,5/10,0. (só por causa da trilha sonora)

Fotos:


Comercial de TV:



Download ROM Secret of Evermore:


Download emulador Zsnes 1.51: